VOCÊ SABIA QUE DOR LOMBAR DE INÍCIO SÚBITO PODE SER DE ORIGEM RENAL?
Avaliar as possíveis causas do surgimento súbito de dor lombar, é o que vai determinar a resolução do problema. Dores de origem renais costumam ser súbitas, intensas e constantes. Cálculos ou cistos renais, por exemplo, costumam provocar sintomas de dor súbita em região lombar, gerando espasmo no músculo ilío-psoas e quadrado lombar. O tratamento apenas da região lombar (tratamento mais localizado), que muitas vezes, não produz o resultado esperado, de modo que os sintomas persistem e a lombalgia assume uma forma mais crônica. MAS PORQUE ISSO OCORRE???
Os rins, que têm formato oval, medem cerca de 10 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2,5 cm de espessura. Estão situados no retroperitônio sobre a parede posterior do abdome, um de cada lado da coluna vertebral, no nível das vértebras T XII a L III. Superiormente, os rins estão associados ao diafragma e inferiormente, as faces posteriores do rim têm relação com os músculos psoas maior medialmente e quadrado lombar. Apresenta inervação simpática de T10–L1 através do nervo esplânico menor com sinapse com o plexo celíaco/ gânglio articorrenal /plexo renal/ gânglio renal posterior e parassimpática do nervo vago (plexo celíaco) / S2-S4 através do plexo hipogástrico superior. Dessa forma, disfunções renais causam espasmo do músculo psoas que está localizado inferiormente aos rins, o músculo refere dores lombares e a vascularização pode ser alterada e assim desenvolver dores na lombar, pois as artérias e veias renais emergem da mesma região onde se localiza a vascularização lombar.
É importante bloquear a dor lombar do paciente, porém o tratamento não pode cessar aí, a causa clínica primária precisa ser tratada e após a estabilização clínica que gerou a disfunção renal a osteopatia pode contribuir restaurando a mobilidade renal e de suas correlações, a fim de neutralizar a queixa primária de dor lombar.